quarta-feira, 11 de julho de 2012

FUGIR COMO JOSÉ


Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo.
Ele, porém, recusou e disse à mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos. 
Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?
Falando ela a José todos os dias, e não lhe dando ele ouvidos, para se deitar com ela e estar com ela,
sucedeu que, certo dia, veio ele a casa, para atender aos negócios; e ninguém dos de casa se achava presente.
Então, ela o pegou pelas vestes e lhe disse: Deita-te comigo; ele, porém, deixando as vestes nas mãos dela, saiu, fugindo para fora. Gn 39:7-12

Somos constantemente cercados pelos mais variados tipos de tentações. Algumas claramente visíveis, outras nem tanto assim.
Todos os dias somos tentados a nos banquetear e saborear o manjar do pecado, que nos faz ir contra a vontade e os mandamentos de Deus. E isso é o regozijo do inimigo: agirmos contra a vontade de Deus, e isso é pecar.

Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo. Gn 4:7b

Porque o pecado não terá domínio sobre vós. Rm 6:14a

José tinha tudo a seu favor: era jovem, bonito, tinha a seu comando todas as coisas de Potifar, e esse lhe proibia apenas uma - sua mulher. Mas José vivia na casa de seu senhor, de tudo tomava conta e não lhe faltavam oportunidades se quisesse trair a confiança de Potifar e se render aos encantos de sua esposa.
Entretanto, José era fiel não só ao seu senhor, mas principal e primeiramente ao seu Deus, e permaneceu fiel até o fim.
Sendo tentado todos os dias, não se deixando levar pelo pecado, preferiu perder suas vestes e fugir; porém, manter sua honra, fidelidade e os mandamentos de Deus.
O pecado tem vários formatos, se esconde de muitas formas. Parece ser doce mas tem gosto amargo, parece ter luz mas é pura escuridão, parece uma festa mas traz a morte.

E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. 2Co 11:14 

Acaso o bom se me tornou em morte? De modo nenhum! Pelo contrário, o pecado, para revelar-se como pecado, por meio de uma coisa boa, causou-me a morte, a fim de que, pelo mandamento, se mostrasse sobremaneira maligno. Rm 7:13

Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.  1Co 10:23

José não queria ir contra Deus, nem contra a fidelidade que Potifar havia depositado nele. Mas José era homem, e como homem, conhecia suas fraquezas, seus limites, sabia que não podia permanecer ali sujeito a cair na armadilha do inimigo. Deus tinha um plano pra vida dele, e o maligno queria impedir isso. A solução era fugir, correr dali.
Por minúsculas que possam parecer as tentações, diga NÃO! Faça como fez José: FUJA!
Não queira esperar para ver, não queira sentir o cheiro, não queira provar o gosto, não queira ficar para dizer "eu resisto, eu aguento, eu consigo", fuja do pecado.
Sabemos de nossa fraqueza, de nossas limitações, de nossa condição falha, e muitas vezes, a solução para evitarmos o mal e o pecado consiste em apagar a faísca, e não alimentá-la.
O fogo pode ser evitado se não for acendido.

Deixando lugares impróprios, correndo de pessoas erradas, desviando olhares maliciosos, olhos e boca fechados quando necessário, pensamentos bons e puros, enfim, qualquer pequena ação pode impedir uma grande consequência, basta evitar. Pense nisso e corra!

Há caminho que ao homem parece direito, mas ao fim dele são os caminhos da morte. Pv 14:12

Deus abençõe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário