sexta-feira, 22 de outubro de 2010

COMO UM GIRASSOL, VOLTADO PARA DEUS...


Seu nome científico é Helianthus annus - o que explica sua imponência e porte majestoso: a palavra Helianthus significa "flor do sol".
No jardim, os girassóis brilham majestosamente, exibindo sua intrigante rotação, sempre voltada para o sol.
As flores de girassol se movem o dia todo na direção do Sol, pois precisam aproveitar a luz para crescer. O truque do gira-gira é uma substância que fica no caule, embaixo da flor. Como essa substância não gosta de Sol, durante o dia, uma parte do caule vai se deslocando para a sombra. Assim, a flor gira e fica virada para o Sol, mantendo o caule protegido. O girassol se mexe estimulado pela luz solar. Esse fenômeno é chamado heliotropismo ou rastreamento solar, o que significa dizer: orientado pelo curso do Sol. O fenômeno é classificado como positivo quando o vegetal busca a luz e negativo quando foge dela. No caso do girassol, você já deve ter notado, é positivo. Para ele, quanto mais luz melhor!
Numa plantação de girassóis, à medida que o sol segue seu curso, do nascimento até se pôr, vemos a flor se movimentar.
Quando cessa a luz do sol, a planta volta à sua posição original porque suas células deixam de receber o estímulo luminoso que provoca o movimento.


Mais uma vez, outra criação de Deus nos dá o exemplo: permanecermos voltados para o Sol de nossas vidas – o Senhor, nosso Deus! Desde o nascer ao pôr do sol, nos voltarmos para ele em todo o tempo, e ainda após isso, nas noites frias e sombrias, perseverarmos na certeza e esperança de um novo dia, um novo raiar do sol.
Somos a “flor do Senhor”. Ele nos planta e cuida de nós, nos sustenta, nos fortalece, nos edifica, nos faz gerar frutos, e certamente, um dia nos colherá.
Dependemos dEle. Voltados para Deus brilhamos majestosamente, estampando em nossa face a face do próprio Deus. Crescemos além, como planta alta em meio ao campo.
Voltados para o Senhor temos vida, temos proteção.
Voltados para Deus é que caminhamos, nos movimentamos, somos orientados e guiados por ele. Assim como o girassol se vira para o sol, não importando a posição em que ambos estejam, mesmo em tempo nublado, continuando na direção do sol; assim também nós, devemos nos manter voltados para a direção do nosso Deus. Seja noite, dia chuvoso, dia nublado, permaneça na direção dEle. Ainda como o sol que não se vê nesses períodos, mas os girassóis esperam e continuam, pois sabem que ele está ali, só há um obstáculo, um impecílio, que muito em breve será tirado.
Como você viu acima, também nas plantas, existe o efeito negativo e o efeito positivo. Negativo quando a planta foge da luz, e positivo, quando a planta busca a luz. Conosco não é diferente, não é? Uma pessoa faz muito bem quando busca a Deus, busca as coisas de Deus, busca conhecê-Lo, há salvação, poder e vitória. Mas quando a pessoa foge da luz, foge de Deus, ela foge pra morte. Há decepções, dores e lágrimas; há fracasso e fraqueza, pois nela não existe a luz da vida.   
 Da mesma forma que quando cessa a luz de Deus em nós, voltamos à nossa posição original – de pecadores, pois a luz de Deus não habita onde há impureza, o sol de Deus não brilha para aqueles que escolhem os caminhos do mal. Deixamos de caminhar para frente, perdemos a trilha, não enxergamos o alvo, o objetivo, a direção... perde-se a visão.
Tome o exemplo dos girassóis, eles são fiéis ao sol. Sejamos também ao nosso Deus, o Sol de nossas vidas, que ainda de noite, Ele não deixa de brilhar... Glória a Deus! Louvado seja o seu nome!

Que a paz e a luz do Senhor, esteja sobre ti.

7 comentários:

  1. Amei seu post querida, amo girassóis que Deus continue te usando poderosamente,
    que Deus te abençoe sempre…
    abraçãoooo
    fica na paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse novo post.Com sensibilidade e inspirada por Deus uma vez mais nos faz refletir.Parabéns e Deus abençoe sempre!!Paz!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Post lindo. Bom saber mais sobre essa planta que encanta e a comparação que você fez com conosco e o Criador.

    Encontrei esse blog por acaso, gostei e fui ficando.


    Abs
    Lene

    ResponderExcluir
  4. aDeus te abençoe minha queida irmã!Eu estava justamente pensando a respeito de andar guiados por nosso senhor.Como girassóis guiados,direcionados pela luz.Nutridos e aperfeiçoados pelo amor de Cristo através da tua palavra.Precisamos anunciar as boas novas estimulados,movidos por esse amor atravéz da luz de Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Oi querida, vinho aqui parar, por causa da foto do girassol, Deus é maravilhoso,cliquei no google para procurar a foto dessa linda flor, pois queria mostrar a visão que tinha tido,a um amigo e vinho aqui parar. Eu me questionei parqué a visão de um girassol e seu site trouxe a explicação que precisava ler sobre essa criação linda do SR Girassol. Sou também evangélica o Sr me começou a revelar seu grande amor por mim, me traz visões lindas, outras menos boas, mas isso tem haver com meu ministério.Está noite ao deitar vi um lindo sol,era o SR me alimentando, é mto lindo saber que somos plantas que moramos no jardim do SR. QUERO TE DIZER QUE NUNCA SERÁ EM VÃO, O SEU SITE ELE SEMPRE TRARÁ RESPOSTAS DE DEUS PARA SEUS FILHOS. QUE O SR TE ABENÇOE PODEROSAMENTE TODOS OS DIAS DA SUA VIDA ATÉ A ETERNIDADE. BJITO

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Estava mesmo procurando uma explicação sobre o Girassol. Interessante é que ao procurar no Google estava tentando encontrar um sentido bíblico para esta bela obra da natureza. Queria algo que desse sentido divino à magestade dessa flor. Encontrei!. Muito grata. Que Deus a abençõe.

    ResponderExcluir