quinta-feira, 14 de outubro de 2010

“JOGUE AS SEMENTES, POIS ELAS BROTARÃO!”



Essa foi a palavra do Senhor pra mim, num tempo em que eu me sentia como uma terra seca, sem água, sem vida...Eu pedia água, eu pedia condições de plantio, eu pedia o Espírito de Deus em mim, pois a terra estava seca...E o Senhor me deu esta palavra: “Jogue as sementes, pois elas brotarão!”
O Senhor estava concedendo o meu pedido, ele havia molhado a terra, e eu já poderia lançar as sementes. Eu lanço e ele cuida, eu planto e ele dá vida.

Meditando nesta palavra, creio que há condições de plantio em nós, condições de plantarmos e gerarmos frutos em abundância. O Senhor espera isso de nós. Somos boa terra do Senhor, terra que ele regou com a água do seu Espírito e tem germinado em nós a sua Boa Palavra, que é a sua semente. Jesus, como o primeiro semeador, plantou no mundo a sua semente, que gera frutos até hoje, e para todo o sempre.
Também somos semeadores da palavra, da Boa Nova de Deus.
Como na Parábola do Semeador (Mt 13:1-9), o Senhor plantou a sua semente, mas a palavra diz: “...e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um.” Mt 13:8b. Temos que gerar frutos, temos que lançar sementes, o Senhor nos enche dEle para que possamos encher a outros.

“Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come,
Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo que a designei.”  Is 55:10,11

É interessante perceber as coisas de Deus, como Ele tem feito exatamente tudo, perfeitamente. Tudo com um propósito, uma missão, um objetivo, nada em vão...
As plantas, assim como os animais, nos dão exemplos, como a flor “Dente-de-Leão” (Aquelas bolinhas de pêlo, que, quando crianças amávamos assoprar, e os pêlinhos iam voando, voando pelo céu. Tempo bom!). São verdadeiros bailarinos aéreos. Andando em parques e jardins, às vezes, você vê pontinhos brancos que parecem voar. São frutos de dente-de-leão que, quando ficam secos, viajam com o vento. Eles têm pêlos que funcionam como um guarda-chuva e os ajudam a flutuar. O passeio espalha as sementes que se fixam no solo com espinhos minúsculos e dão origem a novas plantas.


As massas de ar em movimento podem levar muito do mundo que nos cerca para longe. Neste tipo de dispersão, as sementes ou pólen são carregados pelo vento para longe da planta que as originou.
Da mesma forma que os arbustos Tumble Weeds (Algo como planta cambalhota, em inglês. São aqueles arbustos que aparecem em muito filmes, rolando com o vento nas estradas desertas ou filmes de bang-bang) atravessam os desertos norteamericanos. O passeio começa quando a planta seca e é arrancada da raiz pelo vento. Rolando de um lado para outro, ela acaba morrendo, mas antes que isso aconteça as sementes se espalham para permitir que novos arbustos nasçam. Entre outras plantas que fazem o mesmo trabalho.

Nascemos com um propósito, Deus espera algo de nós. Temos que ser como essas plantas, que quando cheias de sementes, são levadas pelo vento para que lancem suas sementes em outros lugares, outras terras...

“De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.”  At 2:2
“O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.”  Jo 3:8

Entregues ao vento do Espírito, uma vez cheios da semente de Deus, deixemos ser levados por ele, pois ele, o Espírito Santo de Deus, nos levará às terras inférteis, às terras sem frutos, longínquas, sem vida...
A palavra de Deus é a nossa semente, nunca deixe de plantá-la.
Há tantos que necessitam desta semente, há tantos que anseiam pelos frutos que você possui, há tantos que necessitam da palavra, da Boa Nova de Deus para nascerem de novo, para terem suas vidas renovadas, frutíferas, cheias do Espírito.
Vamos lançar nossas sementes, as mesmas que o Senhor tem nos dado. Vamos ser como estas plantas, vamos ser sementes levadas pelo vento de Deus.


Glória a Deus!
Que o Senhor te leve em seu vento e você lance sementes em muitos!

Um comentário:

  1. Mas, sabendo, sem sombra de dúvida que estamos onde Deus quer de nós e fazendo o que ele quer, nos segurando firme. Deus é bom!Paz.

    ResponderExcluir