domingo, 25 de abril de 2010

ALIANÇA COM DEUS

"Eis que estabeleço a minha aliança convosco,...
porei nas nuvens o meu arco; será por sinal da aliança entre mim e a terra." Gn 9:9a,13

Ás vezes passamos por tantas provas, tantas lutas.
Ás vezes esperamos por algo, por uma benção que parece nunca chegar.
É tanta murmuração, são tantas as lágrimas que não enxergamos o propósito de Deus. Não reconhecemos o seu bem em meio a todo mal.
Dias atrás, ouvindo uma música, o Senhor me deu um ensinamento novo. Ele me fez entender o que significa os sofrimentos e a espera na vida daqueles que a Ele buscam - isso é uma Aliança com Deus, é a nossa aliança com Ele.
Aliança é União, Compromisso, Comunhão. É o que Deus tem conosco - seus filhos amados.
Através da sua aliança, Deus quer nos transformar, nos fortalecer, nos edificar espiritualmente.
Ele quer que desfrutemos da sua presença, que escutemos a sua voz.
Temos uma aliança de amor com o Senhor. Uma aliança no altar irrevogável, pode passar céu e terra, Deus é fiel!!!
Podemos destacar três principais alianças citadas na Bíblia:
_A Aliança de Deus com Abrão - O Senhor começou dizendo: "Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande." Gn 15:1
O Senhor o conduziu para fora da tenda e o abençoou: "Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua descendência." Gn 15:5
O Senhor lhe prometeu um filho e fez com ele uma aliança: "Eu sou o Deus Todo Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito." Gn 17:1b
O Senhor lhe mudou o nome de Abrão para Abraão, e o transformou na sua presença. Gn 17:5
Abraão esperou e Deus foi fiel para com ele e cumpriu o que lhe havia prometido. Gn 21:1

_A Aliança de Deus com o povo de Israel - "E tomou o livro da aliança e o leu ao povo; e eles disseram: Tudo o que falou o Senhor faremos e obedeceremos.
Então, tomou Moisés aquele sangue, e o aspergiu sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o Senhor fez convosco a respeito de todas estas palavras." Ex 24:7,8
O Senhor fez aliança com o povo através do sangue de holocaustos e sacrifícios.
O Senhor era com eles. Os guiou e os ensinou. Entretanto, a desobediência e a falta de perseverança do povo não permitiu que todos chegassem à terra prometida.

_A Aliança de Deus com Davi - "Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tomei-te da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses príncipe sobre o meu povo, sobre Israel.
E fui contigo, por onde quer que andaste, eliminei os teus inimigos diante de ti e fiz grande o teu nome, como só os grandes têm na terra." 2Sm 7:8,9
Davi vivia no campo, apascentando as ovelhas, e o Senhor o fez rei sobre o seu povo. Foi ungido rei pelo Senhor antes mesmo de o ser pelo povo. O Senhor o fez corajoso dentre todos os homens.
Foi perseguido por Saul, tendo que se esconder no campo, em cavernas, no deserto, se fazer de louco, para enfim, ser aclamado rei.

_A Aliança de Deus conosco - "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Jo 3:16
"Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores.
Foi traspassado pelas nossas transgressões, moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca." Is 53:4-7
Assim como fez aliança com o povo de Israel através do sangue de holocaustos e sacrifícios, o Senhor fez aliança conosco através do sacrifício de Jesus na cruz.
Esta é a nossa aliança com Deus. Este é o sinal do nosso compromisso com o pai, pois pelo sangue de Jesus fomos purificados e libertos de todo mal. Pelo sangue do Cordeiro, obtivemos perdão e vitória.
Temos aliança com Deus. E vemos na Bíblia que para alcançarmos as bençãos dEle para nós, Ele nos pede o seguinte: Anda nas minhas leis, executa os meus juízos, guarda todos os meus mandamentos, anda neles. 1Rs 6:12,13
O Senhor quer nos abençoar. Ele quer nos honrar. Notamos que Deus honrou grandemente aqueles que se mantiveram firmes e fiéis à sua aliança.
Eles passaram por provas, perseguições, mas manteram a fé e não deixaram de esperar em Deus.
A espera faz parte da aliança. Através da espera o Senhor quer nos mudar, renovar as nossas forças, refinar nosso caráter, tornar-nos pacientes, mostrar-nos o seu propósito.
Esperar é isso: confiar, ter esperança. É entregar, confiar e descansar. Deus está no controle - não tarda e jamais falha, em seu tempo fará o milagre.
"Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera." Is 64:4

Confie em Deus, irmão! Espere, creia, honre a aliança que Deus tem com você.

A paz do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário